Sobre o Yoga

A palavra Yoga, é derivada do sanscrito “Yuj” que significa, ligar, unir – ou, união ou comunhão – No livro, “Light On Yoga” de B.K.S Iyengar, está escrito que Yoga, é a verdadeira união da nossa vontade com a vontade de Deus. A sua prática disciplina o intelecto, a mente, as emoções, os desejos.

Yoga é um dos seis ortodoxos sistemas da filosofia Indiana. Foi agrupado e sistematizado por Patañjali, nos Yoga Sutras, que consistem em 185 aforismos.

Na filosofia indiana, tudo existe através do Espírito Universal (Paramãtmã ou Deus), do qual o espírito humano (Jivãtmã) faz parte. O sistema de Yoga assim ensina como o jivãtmã pode se unir ao Paramãtmã, e assim experimentar a sua segura libertação (moksa).

Aquele que segue o caminho do Yoga é um Yogui.

“Quando a sua mente, o seu intelecto e seu ser (ahamkãra) estão sob controle, livres do desejo inquieto, descansando no espírito interior, o homem se torna Yukta – em comunhão com Deus.”

Sri Krishna

Yoga é muito mais que uma prática diária. Yoga é trazer consciência para o Self, para o aqui e agora – o presente – É estarmos despertos, atentos, centrados, e controlados. Existe além do tapete, uma série de filosofias as quais o yogui deve ter atenção, para que possa progredir no seu crescimento espiritual.

O yoga fala-nos desses ensinamentos. Assim, podemos dizer que a filosofia Yoga, é dividida em oito partes, que se conhecem como os “eight limbs of yoga – os oito membros do yoga”. São eles:

Yamas – Ensinamentos morais

Niyamas – Purificação através da disciplina

Asanas – Posturas Tisicas

Pranãyãma – Controlo respiração

Pratyãhãra – Retirada e emancipação dos sentidos

Dhãranã – Concentração

Para lá da prática no tapete, o yogui deve ter em consideração todos os membros do Yoga, e todos os dias, com disciplina, se introduzir na prática dos restantes membros em todos os contextos da sua vida. É através destas práticas constantes que o yogui poderá caminhar para o famoso estado de samadhi – Iluminação e ligação absoluta com o Todo –

Há muito mais a dizer sobre o Yoga, muito mais a pesquisar e aperfeiçoar o conhecimento. Yoga é uma filosofia de vida, pelo que, na minha opinião deverá ser um processo de descoberta natural, ou seja, a pessoa que o está a traçar deverá percorrer esse caminho no seu tempo, e aprofundar-se no estudo desta filosofia conforme o seu – Eu – sentir como deve fazer.

Para mais informação sobre a filosofia Yoga, aconselho os seguintes livros: Os yoga sutra de Patanjali; Light On Yoga de Iyengar; Ashtanga Yoga de John Scott; The Yamas & Nyamas de Deborah Adele.

Se quiser iniciar a sua pratica de yoga, fale comigo. E nunca se esqueça, nuca é tarde demais para cuidar de si !


Aulas particulares, presenciais ou on-line.
Se tens interesse em dar inicio à prática de Yoga, entra em contacto comigo.


%d blogueiros gostam disto: